Todos os anos, na terceira quinta-feira do mês de março, um gigantesco número de estudantes de todo parte do mundo  faz parte de um importante evento internacional de Matemática: a Canguru de Matemática, cuja presença de alunos do Colégio Olimpo é uma constante.  

Há muitas competições de Matemática em nível internacional, porém a mais prestigiada é Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, em inglês), que é a mais antiga dentre as Olimpíadas científicas. 

A IMO é destinada para apenas seis dos melhores estudantes do Ensino Médio de cada um dos países que tomam parte da competição. Esses participantes devem resolver seis problemas extremamente difíceis em dois dias consecutivos, em uma prova de quatro horas e meia por dia.  

A IMO é muito importante por uma série de razões, porque ela:
  • ajuda a achar estudantes talentosos em Matemática; 
  • capacita muitos estudantes a desenvolver o pensamento matemático apropriado desde cedo; 
  • consiste num grande desafio e motivação para os melhores estudantes;
  • abre as portas das mais prestigiadas universidades do mundo para o melhores competidores. 

O Canguru de Matemática é uma competição muito diferente da IMO – sob alguns aspectos, são eventos que se opõem. 

Mais do que uma competição descompromissada, é uma espécie de jogo. Ao contrário da IMO, estudantes de todas as idades, dos 7 aos 18 anos, podem participar do evento, em seis diferentes categorias, dividia por faixas  etárias.

Os estudantes deverão resolvendo 24 ou 30 testes de múltipla escolha, relativamente fáceis, em 90 minutos (ou mais, dependendo do país participante). Talvez a diferença mais óbvia seja a de que o Canguru não é somente para os melhores estudantes de Matemática. Ao contrário, o concurso visa atrair o máximo de  estudantes possíveis, com a finalidade de mostrar-lhes que a Matemática pode ser interessante, útil e também divertida.

Embora o pensamento comum seja de que a Matemática é difícil, muito abstrata e fora do alcance da grande maioria das pessoas, o número de participantes do Canguru de Matemática prova que as coisas não têm que ser dessa maneira. Com mais de seis milhões de competidores em 2012 e com uma proporção considerável da população estudantil resolvendo os problemas (por exemplo, na Eslovênia, mais de três quartos dos estudantes entre 7 e 10 anos), o concurso Canguru ajuda a diminuir o preconceito em relação à Matemática.

 
Visitar site: Canguru

 

OUTRAS OLIMPÍADAS


BEO
Canguru
iPhO
MOBFOG
OBA
 
OBB
OBC
OBF
OBG OBM
 
OBQ
OBR OMEG
ONHB The Masters
 
WEE

 

  Página Inicial 
Twitter Facebook Youtube
DF | Goiás | Mato Grosso | Minas | Tocantins | Editora Opirus         
Grupo Olimpo - Todos os direitos reservados.