MELHOR ESCOLA DE BRASíLIA PAGA ATé R$ 15 MIL PARA PROFESSORES
Fonte: R7 - Notícias
Publicação: 12/09/2011 11:13
O Colégio Olimpo está há 2 anos em Brasília e há 2 anos tem o melhor desempenho no Enem entre as escolas do DF. Neste ano, no ranking de escolas com mais de 50% de participação no exame, o Olimpo ficou em 38º lugar no país, com média 710 e quase vinte pontos à frente do segundo colocado no DF, o tradicional Colégio Galois.

Um dos segredos do sucesso é a preparação dos professores da escola. Para atingir a excelência no ensino, o colégio investe na formação dos docentes, que chegam a ganhar R$ 15 mil dependendo da carga horária. A informação é do diretor pedagógico, Dalton Franco.

Professor precisa ter bom salário e boas condições de trabalho, precisa ser valorizado. Por isso, não acredito que seja possível melhorar o ensino nas escolas públicas sem melhorar o salário e as condições de trabalho dos professores. A receita é simples, afirma o diretor: disciplina, estudo e dedicação. Para Dalton, não há como "inventar a roda na educação". Para obter bons resultados, portanto, é preciso estudar muito, e do jeito tradicional.

Não tem como inventar a roda no estudo. A roda já foi inventada, nós podemos aperfeiçoar. Por isso, para nós, não existe nada melhor do que um professor preparado, giz e quadro negro, e muita dedicação. Por isso, os 131 alunos do ensino médio do Olimpo passam a maior parte do tempo assistindo a aulas expositivas, ou estudando nas salas de estudo do colégio. A dedicação é tanta que alguns deles chegam às 7h e só vão embora às 23h.

Tivemos que estabelecer o horário de fechamento da escola às 23h porque os alunos precisam dormir pelo menos sete horas por noite. Mas eles realmente gostam de estudar aqui, porque o ambiente é melhor para o estudo, eles ficam focados e podem tirar dúvida com os professores. A estudante Tuzza Back Carrijo, de 17 anos, não reclama da rotina pesada de estudos: _ Quero passar no vestibular de Medicina, e por isso fico aqui, muitas vezes o dia todo mesmo. Este ano cancelei todas as minhas atividades extras, porque tenho este objetivo. Está dando resultado. Fui bem nas provas, como no Enem do ano passado.

Para evitar distorções, o R7 considerou o corte de 50% ou mais de participação dos alunos no Enem como forma de comparar escolas em situação parecida. A recomendação vem do ministro da Educação, Fernando Haddad, que sugeriu ser "coerente" comparar escolas dentro da média nacional de participação. Os dados do Enem são de 2010, os últimos divulgados pelo MEC (Ministério da Educação). As notas das escolas tipo EJA (Ensino de Jovens e Adultos, o antigo supletivo) não foram divulgadas.

Para os alunos do terceiro ano, as aulas são de segunda a sábado, sendo que em dois dias em período integral. Nos dias de período integral, os alunos frequentam plantões e monitorias de professores para tirar dúvidas e têm aulas temáticas, nas quais há espaço para o debate, e têm aulas de redação. No currículo do Olimpo, além das disciplinas obrigatórias, os alunos têm aulas de filosofia, sociologia e artes nos três anos do ensino médio.

Este ano, a escola já tem duas turmas do ensino fundamental, e a partir do ano que vem terá turmas do 6º ao 9º ano. Mas, não pretende atender estudantes do 1º ao 5º ano.

Disciplina
A disciplina no colégio também é rígida. Os horários são cumpridos à risca. Mesmo com maioria dos alunos no ensino médio, o uso do uniforme é obrigatório. Os celulares são proibidos dentro da sala de aula e o namoro dentro da escola, também.

A escola é local de ensino, e é isso que gera um resultado eficiente no ensino. Por isso os alunos não podem namorar, têm que formar fila, usar uniforme. No Congresso Nacional também não é possível entrar de bermuda, porque é um local de respeito e lá não se deve vestir assim. Na escola é a mesma coisa.

De acordo com Dalton Franco, há pais e alunos que não se adaptam à rotina de estudo e às regras da escola, e nesses casos, há o diálogo.

Nós temos muitos enfrentamentos e questionamentos aqui, e sempre debatemos muito. Aliás, ouvimos muito os alunos. Às vezes, meia hora de conversa resolve meses de problemas pedagógicos. Ouvir os alunos é considerado pelo diretor de ensino como crucial para o sucesso do aluno na escola.

O filho tem que escolher a escola, e a família abonar. Quando selecionamos os alunos tentamos ver isso, se o aluno quer estudar na escola. Porque aqui ele terá que ter disciplina e dedicação, porque vai estudar muito.

Twitter Facebook Youtube
DF | Goiás | Mato Grosso | Minas | Tocantins | Editora Opirus         
Grupo Olimpo - Todos os direitos reservados.